Stat Counter

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ceviche refrescante para um dia suado

O bom de não ter muitos (ou nenhum) leitore(s) é que também não tenho a necessidade de ter novos posts todo dia. O que pra mim é um alívio, já que inspiração não é uma coisa tão constante.

Mas posso dizer que o dia foi inspirador. Instigante. Transpirante.

A convite da minha Chef Sandra (e amiga), fui preparar o Ceviche com Ketchup de Manga em um festival de gastronomia local. Repetindo mais uma vez o discurso que usei toda a noite, o ceviche, prato peruano, é um marinado de peixe, limão e temperos, muito comum nos países da américa do sul, mas não tão comum aqui, o que pude constatar. Perguntas como "É peixe cru?" acompanhadas de expressões de nojo eram comuns. E acredite, teve gente que devolveu quando soube do que se tratava.

Mas não, não é peixe cru. É semi-cru. Se é que isso existe.

O peixe, no caso Surubim, cozinha no ácido do limão quando deixado marinar por horas na geladeira. Não é uma cocção com temperatura alta, mas também não é como se você tivesse comendo um peixe totalmente cru. É interessante. E delicioso, se me permitem.







CEVICHE DE SURUBIM E KETCHUP DE MANGA
por Sandra Ferreira

Grau de dificuldade: fácil

Rendimento:4 pratos pequenos

Tempo de preparo: 30 minutos (sem contar as 8 horas marinando)


Para o Ceviche:


Ingredientes: 
  • 200 gramas de Surubim¹
  • 1 colher (sopa) de óleo de amendoim
  • 1 colher (chá) de sal (ou quanto achar necessário)
  • 1 cebola roxa pequena picada
  • 1 colher (chá) de Pimenta Jalapeño em pó
  • 2 limões

¹ Você pode substituir o Surubim por qualquer outro peixe de carne branca ou clara, firme e que não seja muito oleoso. Ex: Robalo, Abadejo, Pescada e afins.

Modo de fazer:
  1. Comece cortanto o peixe, em cubos pequenos e uniformes.
  2. Tempere com o limão, e todos os outros ingredientes.
  3. Agregue bem os ingredientes, mas sem mecher demais para não desfigurar o peixe. Ou como minha vó dizia "Isso não é papa menino".
  4. Deixe marinar na geladeira por 6-8 horas. 
Para o Ketchup de Manga:
 
Ingredientes:

  • 2 Mangas Tommy¹
  • 1/2 colher (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de Gengibre picado²
  • 1 colher (sopa) de vinagre de Maçã
  • 1 colher (chá) de pimenta-rosa
¹ Como o festival tinha a manga como tema, decidimos (ou fomos forçados) a usar a manga. Mas se divirtam em casa e façam com outras frutas também.
² Com 2 colheres de gengibre o ketchup vai ficar bem "gingery", como eu gosto. Caso você não goste do gengibre (o que é quase impossível), coloque uma colher e vá acertando no final.

Modo de fazer:
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Reserve e sirva com o ceviche.

Perdoem-me pela foto superexposta/preguiçosa/semfoco. Prometo que vou caçar na internet a foto de algum  fotógrafo que esteve no evento, e que claramente teve mais paciência (ou tempo) que eu para tirar a foto. Foi um dia quase de Top Chef e seus Quickfire Challenges. Fiz degustação para 200 pessoas em tempo recorde. E quase dormindo sobre o teclado, boa noite.
Dedicado para Sandra, minha Chef eterna, que sempre reacende a minha paixão pela arte de cozinhar.

2 comentários:

  1. Oii,estou seguindo seu blog!!
    Interessante essa receita!! Amo peixes!!
    Beijoss e continue firme no blog rs!

    ResponderExcluir
  2. -É peixe cru?

    Ecaaaaaaaaaaaaaaaa ;X

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir